Serra: “O erro mais espetacular de política econômica da história brasileira”

Serra critica condução da economia por Lula e Dilma

Serra critica condução da economia por Lula e DilmaFoto: HELVIO ROMERO/AGÊNCIA ESTADO

O TUCANO AVALIOU COMO “O ERRO MAIS ESPETACULAR DE POLÍTICA ECONÔMICA DA HISTÓRIA BRASILEIRA” O FATO DO GOVERNO FEDERAL NÃO TER REDUZIDO A SELIC DURANTE A ÚLTIMA CRISE FINANCEIRA MUNDIAL

Por Agência Estado

28 de Novembro de 2011 às 18:43Agência Estado

Em aparição pública na manhã de hoje, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) fez duras críticas à condução da economia brasileira pelo governo da presidente Dilma Rousseff e de seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT. Em palestra, durante o VII Congresso Paulista de Jovens Empreendedores, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o tucano minimizou o Programa Brasil Maior, uma das principais vitrines do primeiro ano de administração Dilma Rousseff, e avaliou como “o erro mais espetacular de política econômica da história brasileira”, o fato do governo federal não ter reduzido a taxa básica de juros durante a última crise financeira mundial, deflagrada em setembro de 2008 com a quebra do banco Lehman Brothers.

“A crise econômica é muito feia, mas o Brasil, em crises passadas, soube aproveitar as oportunidades”, avaliou. “Mas houve uma crise que foi desaproveitada, a de 2008 e 2009, porque o Brasil foi o único país do mundo que não baixou os juros”, acrescentou. Na avaliação de Serra, que disputou as eleições presidenciais do ano passado com Dilma Rousseff, o governo federal lançou o Programa Brasil Maior com boa intenção, mas com “boa parte das coisas erradas, porque não conhece direito quais são as questões da indústria.” O tucano ressaltou ainda, em um contraponto aos discursos do ex-presidente Lula, que o Brasil é ainda, no contexto da economia mundial, um país pequeno. “Nós não temos mais do que 3% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e temos uma participação no comércio mundial em torno de 2%”, considerou. “Nós temos ainda, no que se refere às questões econômicas e sociais, muito o que avançar”.

O ex-governador de São Paulo criticou ainda o atual patamar da taxa de juros e a alta carga tributária que, segundo ele, castigam os investimentos na economia nacional. “Isso só piorou nos últimos anos com o PIS/COFINS, que aumentou sobre a energia elétrica a partir de 2002 e 2003”, afirmou, referindo-se ao início do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A munição do ex-governador de São Paulo sobrou ainda para a Petrobrás. Segundo ele, a estatal não tem um plano correto de desenvolvimento da atividade privada para o fornecimento de equipamentos e insumos para a exploração de petróleo da camada do pré-sal. O ex-governador avaliou também que não há uma proposta séria para vincular os royalties aos investimentos. E fez um alerta. “Nós não podemos perder o bônus oriundo da exploração do petróleo”, ressaltou.

Serra considerou ainda que a economia brasileira vem passando por um processo de desindustrialização nas últimas duas décadas, com a redução da participação da indústria na criação de empregos. “O Brasil está regredindo e não pode regredir ao papel de país primário exportador”, afirmou. O ex-governador tucano disse, porém, que o atual cenário do mercado nacional não inspira desânimo e avaliou que a economia brasileira apresenta três vantagens para seu desenvolvimento: a exploração do petróleo, o crescimento populacional e a produção de matéria prima e alimentos. Ele ponderou, contudo, que há entraves para o crescimento, como o baixo investimento nacional. Após a palestra o ex-governador não falou com a imprensa.

COMENTÁRIOS DA GALERA OURIÇADA:

Gloria 28.11.2011 às 23:20 –  Drupa sertaneja Aécio Endurece Serra aborrece. dá musica de carnaval sertanejo.
Graciano 28.11.2011 às 23:09 – kkkkk, pelo visto o pessoal caiu matando.Não é por menos, o Serra nunca foi um GRANDE economista–nem pequeno. Não digo isso pelo meu suposto conhecimento econômico, mas, sim, pela avaliação das análises dele com os fatos ocorridos. Durante a crise de 2008,ele dizia “o Brasil está na contra mão do que deve ser feito e do resto do mundo“. Resultado: O Brasil foi último a entrar nela e o primeiro a sair.
Dona Rosinha 28.11.2011 às 22:28 –  Ele é doente, coitado! O Brasil soube aproveitar das crises anteriores. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk – só rindo do desinfeliz. Como tem coragem de mentir tão descaradamente desse jeito! Será que ninguém avisou pra ele que no tempo do des=governo FHC/ÇERRA, o Brasil quebrou e pedia esmolas pro FMI, não? Alguém dê um remedinho pra memória que a esclerose tomou conta. kkkkkkkkkkkkkkkk
Glauber 28.11.2011 às 21:48  –  A renda media do paulista deixou de ser a maior do Brasil nesses anos de (des)governo tucano. E Serra eh um dos principais culpados.
Almir 28.11.2011 às 19:50  –  “…o Brasil, em crises passadas, soube aproveitar as oportunidades”, – Soube aproveitar, mas quebrou 3 vezes, além de dever pra todo mundo. Que belo aproveitamento, hein?
euclides mio filho 28.11.2011 às 19:23  –  Este “cara”  é um oportunista. Basta dizer isto. S.Paulo e governado por estes caras há 20 anos e veja o Estado do Estado. A pior escola, a pior saúde publica, a pior seguranca e a melhor arrecadacao de pedágio…. e o dinheiro ninguém sabe para onde vai. De quebra as estradas estao um lixo….Pior que na época do Quercia… É uma piada esse cara.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Serra: “O erro mais espetacular de política econômica da história brasileira”

  1. Ronaldo disse:

    Bando de petista revoltados!!! Vao invadir terras de trabalhadores, pedir bolsa esmola, querem mamar as custas do governo. Lugar de petrlha é na cadeia. Responsáveis pelo maior escândalo da história. O Brasil inteiro vem pra SP quando precisa de um atendimento medico, uma boa faculdade. Vao lá pro Acre, pro Ceará. verificar as estatísticas. Perguntam pq viajam milhares de km pra chegar em SP.
    Criticam SP pq vcs não consseguem chegar ao poder aqui! Fiquem trnaquilos este dia esta chegando…os iletrados estao aumentando!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s